terça-feira, 30 de setembro de 2008

Finge que vai,mas não vai

Amigos, nessa segunda fomos pegos de surpresa pela não aprovação do pacote no congresso americano, o que abalou severamente as bolsas em todo o mundo, porém, nesta terça a euforia volta a dar as cartas, acredita-se que neste 01/10 o congresso dará um alento aprovando o tal pacote. Isso está parecendo dança da quadrilha em festa de são joão, o pacote vai sair, ih é mentira.
A minha visão é que estamos caminhando a passos largos para uma recessão global, e a cada dia estou mais convencido disso, vejamos alguns fatos:
  • já é grande a probabilidade de que o PIB na zona do euro tenha se contraído no trimestre findo hoje, o que caracterizaria como uma recessão do ponto de vista técnico, já que também se contraiu no trimestre anterior;
  • o gasto do consumidor americano fica estagnado em agosto, o que já afeta as exportações de países asiáticos;
  • O indicador referente aos preços dos imóveis nas 20 maiores regiões metropolitanas do país teve queda de 16,3% em julho, maior recuo desde a criação do índice, em 2001. Já o índice referente às 10 principais regiões metropolitanas americanas teve queda de 17,5%, maior nos 21 anos em que o indicador é apurado nessa comparação.

Estou muito pessimista quanto ao futuro das aplicações em bolsa neste momento, mesmo que o pacote saia, acredito que os estragos seguirão ocorrendo em decorrência da crise de liquidez e já consigo enxergar o ibovespa abaixo dos 40000 pontos, não custa lembrar que prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Nenhum comentário: